27 de abril de 2010

Resenha do livro Manhã, Tarde e Noite - Sidney Sheldon

Manhã, Tarde e Noite narra a história de um homem rico e egoísta que valorizava apenas e tão somente sua fortuna.
Por causa de uma traição a esposa se suicida deixando-o com três crianças. Por conta do descaso e da falta de tato em cuidar dos três irmãos ele os manda, a cada um, para um internato com a finalidade de separá-los. Harry Stanford possuía o prazer mórbido de rebaixar os filhos ao mais baixo patamar, formando adultos inseguros e destrutivos.
Em uma noite Stanford cai do iate em que está viajando e morre afogado deixando uma fortuna de bilhões. Intrigas e conspirações são formadas tendo como pano de fundo a imensa fortuna e o ódio alimentado durante anos.
No dia da leitura do testamento uma surpresa inesperada: a visita da filha ilegítima de Stanford, Julia, cuja mãe fora governanta da família. A partir daí uma série de acontecimentos surgem em movimentos precisos e bem delineados pelo autor como, por exemplo, o sumiço do corpo embalsamado de Stanford.
A narrativa é dividida em três partes: manhã, tarde e noite onde os acontecimentos se sucedem em um crescente de suspense.
Uma narrativa eletrizante que prende o leitor até o final surpreendente.
Manhã, Tarde e Noite é mais uma obra imperdível do mestre das tramas intrincadas e inteligentes, Sidney Sheldon.

Personagens
Harry Stanford - multimilionário arrogante e despota, pai de três filhos a quem despreza sem escrúpulos. Sua morte foi provocada.

Rosemary Nelson - governanta da família Stanford amava as três crianças como se fossem suas e empenhava-se em amenizar os maus tratos psicológicos impingidos pelo pai, tem um caso amoroso com Harry até que a esposa descobre e se suicida.

Tyler Stanford - filho mais velho, na infância sofria muito ao ver o sofrimento da mãe. Cresce e torna-se juiz. Guarda um grande segredo.

Kendall Stanford - única filha, saiu de casa para tornar-se modelo e daí virou estilista de grande sucesso. Mesmo com o descaso do pai não desistiu dos sonhos. Casou-se com Marc Renaud.

Woodrow Stanford (Woody) - filho mais novo e mais instável da família. Casa-se com Peggy e envolve-se com drogas por ser um atleta frustrado.

Marc Renaud - francês casado com Kendall debaixo da fachada de tranquilidade esconde uma mágoa profunda.

Peggy Stanford - esposa de Woody, sofre agressões do marido. Todavia, por baixo da fachada de fragilidade esconde uma natureza masoquista e controladora.

Simon Fitzgerald - advogado de Harry Stanford e amigo de longa data.

Steven Sloane - jovem advogado sócio de Fitzgerald é o responsável por resolver o intricado esquema de conspiração em torno da fortuna e morte de Stanford.

Julia Stanford - filha ilegítima de Stanford, mesmo inconscientemente, é a chave para desvendar todo o mistério que envolve a trama.

0 comentários: